sexta-feira, 10 de abril de 2020

Não Abra os Olhos!


O longa Bird Box (Caixa de Pássaros), original da Netflix, foi baseado no livro de Josh Malermian. A produção faz uso de flashbacks, sendo a história contanda no passado e no presente. O enredo gira entorno da protagonista Malorie Hayes (Sandra Bullock) e o surgimento de criaturas sobrenaturais que provocam um apocalipse. Antes da explosão dos acontecimentos, Malorie era uma mulher que vivia isolada da sociedade e estava grávida, no entanto, tinha uma certa rejeição pela gestação. A pessoa mais próxima a ela é a sua irmã Jessica Hayes (Sarah Paulson), que tenta animá-la em relação a vida. Em um determinado dia, as duas estavam no carro quando uma série de suicídios começaram a acontecer por todas as partes. Sem entender nada, perceberam que as pessoas pareciam ver alguma coisa incompreensível, elas enlouqueciam antes de tentarem se matar, por isso a expressão “Não abra os olhos” é tão repetida. 

 Em meio a confusão que se formou nas ruas das cidades por todo o mundoMalorie conseguiu entrar em uma residência onde outras pessoas também tentavam se proteger. Sem ter noção do que estava acontecendo, esse grupo que se formou na tentativa de trabalharem juntos para conseguirem sobreviverDiante dos acontecimentos, há uma mudança no comportamento de Malorie que agora necessita das outras pessoas e passa  desenvolver relações interpessoais. Por algum motivo, alguns indivíduos que viram as criaturas, não foram afetados e eles tentam fazer com que os outros  que conseguiram se esconder, vejam elas. Muitas coisas acontecem e os sobreviventes têm que se proteger das criaturas e das outras pessoas. Em meio a esse caos, a esperança reside em uma informação de que algumas pessoas conseguiram se refugiar em um local onde se protegiam das criaturas.  

 Levando em consideração que Josh Malermian costuma usar muitas metáforas em suas produções, algumas interpretações surgem sobre o filme, ficando evidente que o autor aponta algumas questões: o isolamento social, a dificuldade das pessoas desenvolverem melhor as relações interpessoais e se manterem conectadas umas com as outras em meio ao mudo digital, entre outros. Fazendo uma análise geral, o elenco é muito bom desde as grandes estrelas que protagonizam até as crianças. A trilha sonora e os cenários também foram bem colocados. O que deixa um pouco a desejar é justamente o fato de que a história se passa em dois momentos (presente e futuro) e por se tratar de um suspense, a forma como os fatos são colocados meio que revela o que vai acontecer e com isso perde um pouco da surpresa. Outro ponto que foi muito criticado foi o fato de que não é explicado a origem das criaturas, mas isso é algo comum de acontecer em filmes apocalípticos. De um modo geral é uma história interessante. 

Não Abra os Olhos!

O longa Bird Box (Caixa de Pássaros), original da Netflix, foi baseado no livro de Josh  Malermian . A produção faz uso de flashbac...